terça-feira, 24 de abril de 2012

22: EDH, inclusão e acessibilidade

A inclusão de pessoas com necessidades especiais na educação é um passo importante para toda a geração que hoje está em idade escolar.

Em tempos de outrora, quando pessoas com deficiências mentais ou físicas eram isoladas, elas jamais conseguiriam se integrar na sociedade, porque todos estavam já acostumados a vê-los em um contexto separado, sob o argumento de que não conseguiriam competir ou acompanhar aqueles que não possuem necessidades especiais.

No entanto, com a política atual de integrar estas pessoas na escola comum, a integração ocorre na prática, com todos os choques e dificuldades que pode ter. Os jovens aprendem a conviver com portadores de autismo, deficientes auditivos e etc. Mais importante: cultivam a prática de tratá-los com respeito e solidariedade.

Se antes estes alunos seriam vistos como exóticos, com temeridade ou com distância pelos jovens sem as necessidades, agora a inclusão promove a proximidade e o tratamento de igualdade.

Há de se ressaltar que a nova legislação não exclui a possibilidade de o portador de deficiências, cursar em outro horário uma escola voltada para seu perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário