sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

21: Lazer, cultura e elementos comunitários

O lazer, de acordo com a aula, constitui-se de um momento que envolve descanso, divertimento e desenvolvimento. Ele pode ter interesses intelectuais, artísticos, manuais, sociais, físico-desportivos e turísticos. Embora a aula não ressalte, penso que um momento de lazer pode conjugar dois ou mais tipos de interesse.

A aula passou então a tratar de uma temática interessante: as formas de lazer acessíveis a cada tipo de comunidade ou cultura variam e muitas vezes algum tipo de lazer faz muita falta em algum bairro, especialmente se ele for pobre. Isso faz diferença porque por meio do lazer, não existe somente divertimento e descanso, mas o desenvolvimento pessoal, que pode levar o indivíduo a obter interesses e valores que serão positivos em momentos profissionais ou estudantis.

A escola pode fazer a diferença nesse ponto e, projetos como Escola da Família possuem resultados positivos, que poderiam ser ainda bem melhores se o Governo tratasse o projeto de forma qualitativa ao invés de priorizar quantidade. Não cabe, porém, dissertar sobre isso, já que não tenho elementos que embasam uma análise mais profunda.

Penso, sobretudo, que a escola pode servir à comunidade e aos seus próprios membros com momentos de lazer e é uma interessante forma de integrar professores, funcionários e alunos, mas também estes com a comunidade.

Certamente esta interação afetará positivamente a dimensão afetiva dos indivíduos, criando um vínculo maior da comunidade com a escola e um respeito entre professores e alunos, oriundo do fortalecimento dos laços e da admiração que os docentes podem suscitar nos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário