quarta-feira, 21 de setembro de 2011

3: O juizo moral na criança

O professor Ulisses utiliza nesta videoaula conceitos de Jean Piaget para trabalhar o desenvolvimento das questões morais na criança.

Inicialmente, temos a fase da anomia, quando a criança é totalmente egocêntrica, isto é, voltada para si e sem consciência de que existem regras para viver em sociedade. Tudo para ela gira em torno de suas vontades e necessidades.

Em um segundo momento, é formada a heteronomia. É quando o indivíduo sabe que existem regras, mas não possui consciência das suas razões. Neste caso, ele apenas é coagido a seguir as regras, que possuem como eixo a autoridade dos pais, a ideia de que não pode desagradar um ente querido, ou de que não pode contrariar algum ser divino.

O problema levantado pelo professor Ulisses é que em sociedades autoritárias, a formação moral do indivíduo se encerra aí. Ele aprende a obedecer sem questionar e sem entender a essência das regras. A superação disso, em uma sociedade democrática, está na formação da autonomia, quando o indivíduo conhece as regras e suas motivações e respeita estas regras por legitimá-las, porque sabe da necessidade destas para a vivência em sociedade.

Eis um grande desafio para a escola atual: produzir o estado de autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário